A Criação e Desenvolvimento de três Empresas Portuguesas de Eficiência Energética
28/11/2018

A Criação e Desenvolvimento de três Empresas Portuguesas de Eficiência Energética

A Criação e Desenvolvimento de três Empresas Portuguesas de Eficiência Energética:

1.ULTIMATE POWER
2.ULTIMATE CELL
3.UTIS – Ultimate Technology to Industrial Savings

O objectivo deste documento é sumariar como, em menos de 6 anos, foi possível criar 3 empresas Portuguesas, com capitais exclusivamente próprios, técnicos Portugueses e em colaboração com Instituições Científicas Nacionais, desenvolvendo tecnologias únicas no Mundo, com 2 Patentes aprovadas nos USA e Europa no quadro do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT), no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), US 9,212,634 B2 e WO2016/064289 A1 e uma pendente WO2018/142191 A1, cobertas por reconhecidas empresas de seguros em 5 milhões de euros, sem qualquer ocorrência até à data e ainda com a esmagadora maioria de todas as certificações internacionalmente exigidas.

Revista AICEP / OUT 2018


1. A CRIAÇÃO DA ULTIMATE POWER, LDA.

Tudo começou com a criação em 16 de Outubro de 2012 da ULTIMATE POWER, LDA., empresa Portuguesa criada com capitais próprios, de maioria familiar, cuja estratégia assenta na melhoria da eficiência energética contribuindo para a diminuição significativa do consumo dos combustíveis fósseis e assegurando, desta forma, a redução substancial das emissões de gases nocivos para o ambiente.

O princípio básico de operação da tecnologia é a introdução de pequeníssimas quantidades de hidrogénio na admissão do ar do motor, optimizando a combustão, actuando como um catalisador da combustão. De salientar, que nunca existe qualquer armazenamento intermediário no sistema entre a produção e o ponto de consumo.

Desde o seu início, o investimento prioritário da ULTIMATE POWER®, Lda., foi efectuado em investigação e desenvolvimento (I&D), pilares básicos da empresa, que produz e distribui mundialmente um vasto portefólio de dispositivos designados por ULTIMATE CELL®, para a optimização de motores de combustão interna de pequenas e grandes dimensões, patenteados internacionalmente, que reduzem o consumo de combustível e as emissões de gases de escape, sendo eficazes em motores a gasóleo, gasolina, biodiesel, etanol e GPL.

Existem diferentes versões conforme a utilização a que se destinam: veículos ligeiros, camiões, equipamentos pesados e geradores de energia, navios e embarcações.
Com o exponencial desenvolvimento e venda dos equipamentos e face aos pedidos dos clientes, a Ultimate Power iniciou uma nova fase de I&D com a criação das “Ultimate Cell Large Engine” (UCLE) específicas para grandes motores utilizados em navios, maquinaria pesada, grandes geradores de energia, comboios, etc.

É também em 2015 que se começa, adicionalmente e em cooperação com a empresa Portuguesa SECIL que disponibilizou uma das suas fábricas para os testes do desenvolvimento bem como parte do financiamento para esta I&D tão complexa, a investigar sobre a adaptação da tecnologia ou a criação de uma inteiramente nova que pudesse vir a dar resultados na Combustão Contínua, por um equipamento que, desde logo, foi designado por “Ultimate Cell Continuous Combustion” (UCCC<>UC3) destinado a aplicações industriais utilizando carvão, petcoque, CDR’S, gás, biomassa e fuel óleo. A ter sucesso, os seus resultados conduziriam a uma poupança de milhões de euros e reduções de emissões de gases prejudiciais com Retornos de Investimento (ROI) muito atractivos para o cliente final.

A Ultimate Power recorre variadíssimas vezes ao outsourcing de empresas portuguesas para várias tecnologias e métodos de produção, com excepção da fase de controlo de qualidade e expedição para o cliente final que fica a cargo da própria empresa.

2. A CRIAÇÃO DA ULTIMATE CELL, LDA.

A internacionalização em dezenas de países, a actividade assoberbante, o compromisso com os seus stakeholders, num processo de melhoria contínua para assegurar um crescimento sustentável no longo prazo dos seus negócios, criaram a necessidade de uma reestruturação profunda da Ultimate Power a fim de assegurar os objectivos a que se tinha proposto.
Foi neste quadro, que apenas passados cerca de 3 anos e meio do início da sua actividade, é criada, pelos mesmos sócios e nas mesmas instalações, em 31 de Março de 2016 uma nova empresa designada por ULTIMATE CELL, LDA. com o objecto do “desenvolvimento de produtos e técnicas inovadoras para a redução de consumo de combustíveis e de emissões poluentes, registo e comercialização das respectivas marcas, patentes, modelos de invenção e outros direitos de propriedade industrial, prestação de consultoria técnica e de gestão na área da engenharia.”

A ULTIMATE CELL, agilizando e aprofundando continuamente a I&D, assegurando os direitos da propriedade industrial através do registo de patentes, representando as empresas nas negociações com os principais clientes e fornecedores, veio permitir à ULTIMATE POWER a dedicação, quase em exclusivo, à produção e comercialização de equipamentos.

3. A CRIAÇÃO DA UTIS – Ultimate Technology to Industrial Savings, LDA.

A empresa portuguesa UTIS – Ultimate Technology To Industrial Savings, LDA. foi oficialmente criada em 2018, entre a SECIL e a ULTIMATE CELL com 50% do capital social de cada uma das empresas, criação resultante da excelente parceria desde 2015, como atrás referido.

A empresa SECIL dedica-se ao fabrico e comercialização de cimento, betão pronto, agregados, argamassas, betões produzidos em massa e cal hidráulica.
Com base no know-how de ambas as empresas, a UTIS foi criada com o objectivo de optimizar processos de combustão contínua que levam à redução de combustíveis fósseis, bem como a redução da emissão de poluentes para a atmosfera. Com esse objectivo, a UTIS desenvolveu uma tecnologia (para optimizar a Combustão Contínua), agora protegida pelo pedido de patente PCT/IB2017/050652 sob o Tratado de Cooperação de Patentes (PCT), no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) WO2018/142191 A1.
A tecnologia UC3 utiliza um sistema electro-químico para produzir hidrogénio (H2) e oxigénio (O2), sem qualquer armazenamento intermédio de gás entre a produção e o ponto de consumo.

A tecnologia UC3, de produção exclusiva e única no mercado, é adaptada à capacidade de instalação (dimensionamento), bem como ao tipo de combustível que é queimado. Portanto, é garantida uma queima mais completa dos combustíveis, tornando-a mais eficiente e com menos impacto ambiental, apresentando-se como uma tecnologia disruptiva no mercado.
Os sistemas UC3 (UCCC – ULTIMATE CELL® CONTINUOUS COMBUSTION) destinam-se à optimização da combustão para aplicações Industriais de Combustão Contínua como as fábricas de cimento, vidro, pasta de papel, siderurgia, grandes centrais de energia, etc. que utilizam um sistema de electrólise PEM (Proton Exchange Membrane), exclusivamente desenhado para a aplicação em ambientes industriais quer na sua construção como na facilidade de conexão aos processos industriais existentes.

O sistema integra uma unidade de produção automática de electrólito, que é alimentada a partir da água de rede. O electrólito, uma vez produzido, é alimentado ao sistema de Electrólise PEM para produção de forma controlada e segura, de Hidrogénio e Oxigénio em tubagens independentes, que serão introduzidos nas condutas industriais de transporte de ar ou combustível que serão transportados para os queimadores ou locais de injecção de combustível (onde se realiza a queima contínua).

O sistema é totalmente automatizado, com comando local via consola HMI ou remoto por TCP/IP ModBus ou Internet, podendo ser operado a partir da sala de comando industrial. O sistema assegura a detecção automática de avarias e comportamentos anormais como a detecção de fuga de H2 ou falha de energia, assegurando sempre a paragem de emergência em segurança.

De fácil instalação industrial, necessitando apenas de ligações eléctricas, comunicação, água de rede e esgoto, assegurando o seu funcionamento que irá optimizar a queima de combustíveis resultando numa redução de consumo e de emissões nocivas de gases provenientes da combustão. Caso a caso, outros benefícios adicionais podem ser alcançados, como a redução do consumo de amónia ou redução da energia consumida em ventiladores.
A nossa Visão é ser, num prazo de três anos, reconhecida mundialmente como uma empresa com uma tecnologia disruptiva na área da optimização dos processos de queima contínua, conduzindo à redução substancial das emissões de gases poluentes e aos custos energéticos das empresas.
Investigar e desenvolver continuamente a criação de equipamentos tecnologicamente avançados e acessíveis para a indústria mundial reduzir a sua pegada ecológica e os seus custos operacionais com a energia.

Foi esta pequena narrativa que nós quisemos trazer ao Vosso conhecimento e mais uma vez declarar que continuaremos empenhados numa busca constante de melhoramento e criação de novos equipamentos que nos permita saber que o País pode contar connosco para os projectos estruturantes e de vanguarda nacional. Queremos antecipar as mudanças que vão mudar o Mundo e redefinir a nossa própria razão de ser enquanto empresas. A oportunidade existe.

Temos os meios, a determinação e audácia.