20/12/2024

CSN investe em iniciativa inovadora para descarbonização na siderurgia

Iniciativa foi incorporada oficialmente neste mês nos regeneradores do Alto-Forno 2 da CSN – UPV – Usina Presidente Vargas – Volta Redonda, Rio de Janeiro – Brasil

 

DIMINUIR A EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO

Na corrida pela descarbonização, a tecnologia UC3 desponta como uma das grandes iniciativas para diminuir a emissão de gás carbônico nos processos produtivos. Embora essa seja a primeira aplicação em uma siderúrgica no mundo, a empresa portuguesa já é uma parceira do Grupo CSN em cimentos, apresentando resultados importantes na fábrica de Arcos (MG) desde 2020, com a otimização da combustão por meio da injeção de quantidades controladas de hidrogênio para a fabricação de cimento.

Com a aplicação da tecnologia UC3 na CSN Cimentos, em Arcos, a CSN reduziu em cerca de 5% as emissões de CO2 por tonelada de clínquer produzido. A iniciativa traz ainda outros ganhos, como a maior produtividade do forno, a redução do uso de combustíveis fósseis (coque de petróleo) e a redução do consumo elétrico, resultando na redução de custos, além de benefícios ambientais e estratégicos. Outro aspecto importante está na segurança do uso da tecnologia, uma vez que os gases produzidos nunca são armazenados. Ou seja, há uma produção e consumo ‘on demand’, de H2 e O2, que são injetados em pontos específicos da combustão, garantindo a máxima confiança de todo este processo.

 “Estamos muito entusiasmados com a evolução dos resultados da nossa parceria com a CSN, agora também nos processos siderúrgicos. O objetivo é otimizar a produção de aço e, ao mesmo tempo, reduzir substancialmente as emissões de carbono, contribuindo para um futuro mais sustentável para a indústria”, conclui Paulo Gonçalo, CEO da UTIS.

AS BASES DA TECNOLOGIA UC3

A tecnologia patenteada Ultimate Cell® Continuous Combustion(UC3) viabiliza o aumento da eficiência da combustão por meio da injeção de quantidades controladas de hidrogênio e de oxigênio. O princípio-base da tecnologia é acelerar as reações do processo de combustão contínua, tornando-o mais eficiente na medida em que é liberada mais energia com a mesma quantidade de combustível. Este ganho de eficiência energética é materializado sob o ponto de vista ambiental (redução das emissões de CO2), na diminuição do consumo de combustíveis fósseis e do custo energético, assim como na melhoria da qualidade do produto final, sempre que aplicável.

O sistema é fornecido sob a forma de contêineres, de fácil instalação industrial, necessitando apenas de ligações elétricas, de comunicação, de água da rede e de esgoto. O conceito subjacente ao produto “plug and play” visa que os clientes tenham de fazer alterações mínimas no seu processo produtivo para que obtenham as vantagens associadas ao produto.

Fonte: Jornal A Voz da Cidade

Leia o artigo completo:

https://avozdacidade.com/wp/csn-investe-em-iniciativa-inovadora-para-descarbonizacao-na-siderurgia/