Sobre Nós
Sobre Nós

Pioneiros em tecnologia de ponta aplicada na otimização da combustão.

Uma parceria ULTIMATE CELL / SEMAPA

Empresa portuguesa fundada em 2018, joint-venture entre a ULTIMATE CELL e a SEMAPA, num esforço conjunto para a criação de uma solução estratégica que visa a eficiência energética.

A UTIS detém tecnologia inovadora para a otimização de equipamentos de combustão interna e contínua.

Para responder às várias solicitações do mercado, em 2020, fruto do know-how adquirido através dos equipamentos para as áreas da combustão, acrescentou ao seu portfolio as unidades de produção de hidrogénio – UCHP® (Ultimate Cell® Hydrogen Production).

Esta tecnologia revolucionária, permite reduzir o uso de combustíveis fósseis, os níveis de emissões poluentes e o consumo de energia, ajudando a tornar a mobilidade e as indústrias mais verdes, mais sustentáveis, produzindo produtos com uma menor pegada ambiental.

UC3

Tecnologia UC3

Maior Eficiência / Menor Impacto Ambiental

Com base no know-how destas duas empresas, consideradas uma referência no seu ramo, a UTIS desenvolveu um produto inovador, denominado UC3, o qual permite reduzir de forma significativa o uso de combustíveis fósseis, os níveis de emissão de poluentes para a atmosfera e a fatura energética em processos de combustão contínua.

Esta tecnologia única no mundo aplica-se a fornos e a caldeiras industriais em diversas áreas de produção de materiais como: cimento, vidro, pasta de papel, ferro, aço, centrais térmicas a biomassa, incineradores de resíduos sólidos urbanos, centrais de energia, entre outros.

Este equipamento está protegido pelo pedido de patente e possui cobertura em seguradoras no valor de 10 milhões de euros, pois, como não há armazenamento intermédio de gases entre a produção e o consumo, não se verifica qualquer risco de explosão.

De referir ainda que a UTIS é uma empresa que tem como principal compromisso continuar a apostar na investigação tecnológica, em mão de obra portuguesa qualificada e em práticas sustentáveis, no sentido de garantir um mundo melhor e mais justo, quer a nível ambiental, quer social, quer económico.

Saber Mais

O que fazemos

Otimizamos processos contínuos de combustão que levam à redução de combustíveis fósseis, bem como a redução da emissão de poluentes para a atmosfera.

Aplicações Industriais

Esta otimização tem aplicação industrial em diversas áreas:

  • Cimento
  • Vidro
  • Pasta de papel
  • Centrais térmicas a biomassa
  • Incineradores de resíduos sólidos urbanos
  • Ferro e aço
  • Centrais de Energia
  • Outras Industrias

Mensagem do CEO

O nosso produto vai revolucionar os processos de fabrico industrial

Contexto da criação da UTIS

Nas últimas décadas tem-se assistido a uma progressiva desindustrialização dos países mais desenvolvidos, nomeadamente dos que fazem parte da União Europeia, como é o caso de Portugal, a favor de outros, sobretudo da China, da Índia e de alguns países do Extremo Oriente.

Neste sentido, a UTIS, criada em 2018 totalmente com capitais próprios e com recursos humanos 100% portugueses, é uma empresa que pretende posicionar o nosso país na vanguarda tecnológica mundial e em simultâneo potenciar o crescimento económico nacional.

Deste modo, e fruto de anos de investigação, concebemos o produto UC3, único no mundo, que otimiza a queima contínua dos combustíveis fósseis, reduzindo o seu consumo, as emissões poluentes e a fatura energética, contribuindo, assim, para um ambiente mais sustentável.

De salientar que este equipamento inovador, como é 100% seguro (não há qualquer risco de explosão, pois injeta hidrogénio e oxigénio sem armazenamento intermédio de gás entre a produção e o consumo), está coberto por seguradoras de renome internacional em 5 milhões de euros.

Objetivos da UTIS

Tendo em conta a excelência do sistema e da mão de obra especializada e os ótimos resultados obtidos em várias áreas de atividade empresarial e combustíveis (carvão mineral, gás natural, biomassa, petcoque petróleo…), consideramos viáveis os planos quantitativos e qualitativos de crescimento.
Deste modo, o nosso principal desafio é apostar continuamente em estudos para, assim, apresentar sempre tecnologia disruptiva a nível de otimização dos processos de queima contínua (industriais) e sermos reconhecidos por todos os stakeholders como parceiros ativos no desenvolvimento do país e do mundo.

Missão, Visão e Valores

Empresa n.º1 em desenvolvimento de tecnologia ecológica para um mundo melhor

A UTIS é uma empresa portuguesa, com dimensão internacional, que apresenta produtos e serviços de qualidade superior, graças à aposta em recursos humanos de excelência, em investigação tecnológica de ponta e em materiais certificados topo de gama.

Por outro lado, e sempre com o objetivo de alargar o nosso impacto negocial a todos os continentes, marcamos a diferença pela nossa ação comercial, pois oferecemos soluções construtivas sustentáveis e ajustáveis ao ambiente do cliente em causa.

Missão

Acelerar a descarbonização de indústrias e comunidades em todo o mundo em direção a um futuro sustentável, oferecendo soluções inovadoras, avançadas e plug-and-play baseadas em hidrogénio, que aumentam a eficiência da combustão e geram um elevado retorno do investimento.

Visão

Em 2030, ambicionamos ser a empresa que mais contribuiu para a redução nas emissões globais de CO2.

Valores

Ambição – Consideramos a Ambição como a vontade de estabelecer e alcançar objetivos audaciosos, de ultrapassar os limites e de procurar a melhoria continua, no contexto de uma busca incessante pela excelência, crescimento e inovação.
Excelência– A Excelência consiste na procura incessante da qualidade, desempenho e resultados excecionais em todos os aspetos das nossas atividades.
Foco no Cliente – Ter FOCO NO CLIENTE significa dar prioridade às necessidades, preferências e satisfação total dos clientes.
Inovação – A Inovação significa promover uma cultura de criatividade, experimentação e visão de futuro.
Confiança – A Confiança é o alicerce de relações fortes e da colaboração eficaz.
Pessoas – Damos prioridade ao nosso “capital humano” porque consideramos que os nossos colaboradores são o nosso maior ativo.