Instalação da Tecnologia UC3 no Complexo Industrial da Figueira da Foz da The Navigator Company
22/06/2019

Instalação da Tecnologia UC3 no Complexo Industrial da Figueira da Foz da The Navigator Company

The Navigator Company é hoje uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo, desempenhando um papel estruturante para a economia nacional, pela integração vertical do seu modelo de negócio: investigação aplicada, floresta, pasta de celulose, energia renovável, papel e tissue.

No Complexo Industrial da Figueira da Foz, localizado na freguesia de Lavos a sul da Figueira da Foz, a Navigator produz anualmente cerca 570 mil toneladas de pasta branqueada de eucalipto (BEKP) e 800 mil toneladas de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF). Integra ainda uma central de cogeração a biomassa associada à fábrica de pasta para a produção de energia a partir de fontes renováveis, para além de uma cogeração a gás natural de ciclo combinado.

Reconhecida como uma referência mundial na produção de pastas e papéis de eucalipto de elevada qualidade, é natural que tenha sido neste complexo que nasceu o papel “Navigator”, líder mundial em papéis de escritório de qualidade Premium.

Presentemente procede-se à instalação da 1ª unidade UC3 no forno de produção de cal, com recurso ao gás natural e fuel óleo, como combustíveis, no qual são expectáveis reduções significativas no consumo destes, na emissão dos gases poluentes (CO2), assim como aumento da produtividade do forno.