Tecnologia UC3 supera expectativas na melhoria de eficiência do Alto-Forno
A UTIS, empresa detentora da tecnologia patenteada, Tecnologia UC3®, para otimização da eficiência da combustão, com recurso a Hidrogénio e a CSN Inova e CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), uma das maiores produtoras de aço da América Latina, anunciam um marco significativo com a conclusão da 1ª aplicação mundial da Tecnologia UC3® no setor siderúrgico, nomeadamente na melhoria de eficiência e redução das emissões de CO2, do Alto Forno.
Através de uma combustão mais eficiente de BFG (Blast Furnace Gas) foi possível aumentar 7% (sete por cento), em termos médios, a temperatura de sopro dos regeneradores. Estes resultados, para além de se traduzirem num aumento de estabilidade operacional do Alto-Forno, impactaram também muito positivamente a redução de combustível (coque rate).
Os sólidos resultados alcançados, sustentam a continuidade da aplicação da tecnologia UC3® nos Altos-Fornos, assim como noutras operações unitárias já hoje identificadas, dentro da siderurgia.
A UTIS e a CSN estão a trabalhar de forma conjunta para expandir os testes e avaliar a viabilidade de implementar a tecnologia UC3® em larga escala a todas as etapas na fabricação do Aço e no setor do cimento. O projeto integra os esforços de ambas as empresas para apoiar a transição energética e a construção de um futuro industrial mais sustentável, com um enfoque especial na redução das emissões de carbono.
“Estamos muito entusiasmados com a evolução dos resultados da nossa parceria com a CSN, agora também nos processos siderúrgicos. O objetivo é otimizar a produção de aço e, ao mesmo tempo, reduzir substancialmente as emissões de carbono, contribuindo para um futuro mais sustentável para a indústria”, afirmou Paulo Gonçalo, CEO da UTIS.
***
Sobre a CSN
Fundada em 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do País. Em 1993, após mais de cinco décadas como uma empresa estatal, a Companhia entrou em uma nova era ao ser privatizada e assumir um novo posicionamento de mercado. Hoje, a CSN não é somente uma siderúrgica nacional, mas também uma empresa de destaque mundial nos setores de mineração, cimento, energia e logística, graças à dedicação de seus mais de 40 mil colaboradores.
Atualmente, o Grupo CSN está presente em 17 estados brasileiros e também atua em diversos outros países – como Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Suíça –, tendo suas ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e de Nova York (NYSE). O protagonismo social da empresa concentra-se na Fundação CSN, com projetos que contribuem para a transformação social da comunidade nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte.
20241119_Press Release_UTIS_CSN_PT