22/01/2026

Arabian Cement Company estende a tecnologia de hidrogénio UC3® a toda a sua capacidade de produção

Press Release

Cascais, Portugal – 22 de janeiro 2026

A UTIS anunciou a expansão da sua tecnologia de injeção de hidrogénio UC3® na fábrica de cimento da Arabian Cement Company (ACC), localizada em Ain Sokhna, Egito, passando agora a ser implementada na segunda linha de produção, após os resultados muito positivos alcançados na primeira linha.

Com esta expansão, a tecnologia UC3® passa a abranger a totalidade da capacidade de produção de clínquer da unidade de Ain Sokhna, representando um passo relevante e estratégico no roteiro de descarbonização da ACC e reforçando o percurso já consolidado da empresa em matéria de eficiência energética e integração de combustíveis alternativos.

A tecnologia UC3® permite um processo de combustão mais rápido e eficiente através da injeção controlada de hidrogénio na combustão, contribuindo para uma maior estabilidade da chama, melhoria do desempenho térmico e uma redução mensurável das emissões de CO₂. A solução foi concebida para integração em sistemas de forno existentes, facilitando a sua implementação industrial sem necessidade de modificações estruturais significativas.

“A implementação bem-sucedida da tecnologia UC3® na primeira linha de produção confirmou o seu valor acrescentado como uma ferramenta prática e eficaz de apoio à nossa estratégia de descarbonização. A extensão da tecnologia UC3® à segunda linha permite-nos maximizar o seu impacto em toda a operação de Ain Sokhna”, — Sergio Alcantarilla, Diretor Executivo (CEO), Arabian Cement Company.

O projeto está alinhado com os requisitos regulamentares e de mercado internacionais, incluindo o Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço da União Europeia (CBAM), posicionando a ACC como uma referência na implementação industrial de tecnologias baseadas em hidrogénio no setor cimenteiro global.

20260122_VPT_PR UTIS and ACC